Pé de máquina para caseado

Algo muito importante para qualquer trabalho artesanal, ou manufatura, é saber usar bem suas ferramentas. Trabalhos muito demorados e “trabalhosos” podem ser simplificados e agilizados apenas com o correto uso de ferramentas adequadas.

No patchwork não é diferente. Temos muitos apetrechos que facilitam nossa vida, e por isso vou comentar aos poucos alguns deles. A sua maioria não é fabricado no Brasil e por isso mesmo são pouco conhecidos por aqui.

Começo esta série de comentários falando de um pé de máquina que é uma ótima aquisição para nós quilteiras.

Ele é conhecido nos EUA pelo nome de Open Toe (dedos abertos) que eu acho um nome muito apropriado e mais bem-humorado que o nome sem graça que recebeu em português: pé aberto para aplicação.

O que é legal nesse pezinho é que, por ser aberto, ele permite uma perfeita visualização da aplicação, ou seja, não tem aquela parte em metal ou plástico na frente que nos atrapalha a ver para onde a agulha está indo exatamente.

Na verdade ele é uma daquelas coisas que depois que a gente usa passa a se perguntar como viveu até hoje sem!!.

Ele existe em metal ou em plástico e alguns modelos de máquina de costura vêm com ele de fábrica. Eu tenho uma Singer Quantum 9940 que veio com um de metal, mas prefiro mesmo o de plástico, que permite uma visualização ainda melhor.

Para adquirir um desses, você pode procurar em casas de acessórios para máquina ou pela internet mesmo. Eu conheço uma pessoa que vendia, mas infelizmente ela parou com a importação.

Cabe ressaltar que o pezinho não faz o caseado, a sua máquina precisa ter esse ponto específico. O que ele faz é facilitar o trabalho por permitir a completa visualização da costura.

Nesses vídeos vocês podem ver os pezinhos em ação.

 

 

69 Respostas

  1. Olá, adorei o nome do seu blog!
    Menina, sério que isso existe? Vou me informar se serve pra minha máquina tb, faço aulas na autorizada da Singer, mas ó volto lá em fevereiro…snif…
    Comprei um pé de quilt livre, mas tenho medo de usar…hahaha, acredita? Preciso por a mão na massa, de qualquer maneira é bom saber que a gente tem de tudo, né? Melhor mesmo seria usar!
    Vejo uns trabalhos com caseados perfeitos e sempre me perguntei se era pura habilidade, agora já tenho a resposta!!!
    Abç!

  2. Otima dica!!!

  3. Adorei a dica do pezinho, onde posso encontrar?
    muito obrigada
    seja feliz
    Maria Lucia

  4. Oi Maria Lúcia,
    Desculpe-me, as vezes eu sou mesmo meio confusa.
    Que eu saiba esse pezinho não é fabricado no Brasil. O e-mail que eu te passei é da Themis, minha professora, que importa ele dos EUA e vende aqui mesmo no Brasil. E o preço dela é ótimo. Você pode escrever para ela que ela te explica direitinho.
    Se precisar de ajuda é só pedir.

    • OLA TUDO BEM,A QUE BOM ,COMO FAÇO PARA COMPRAR
      ESTE PEZINHO.POR FAV OR A MINHA MAQUINA E SINGER PETRA-
      PORTE SERA QUE SERVE,POR FAVOR ME ORIENTE FICO MUITO
      AGRADECIDA.UM BEIJO E MUITO OBRIGADA.

  5. Olá, parabens pelo blog e obrigada pela dica, mas não seria melhor, até pra sua professora se vc colocasse o email dela aqui pra quem quiser entrar em contato? Ela é de São Paulo?
    Gostaria de saber se dá pra colocar nas maquinas Singer ou Elgin, aquelas antigas que só tem zig zag.
    Obrigada.
    Meu email elianafranchi2@hotmail.com

  6. Gostaria muito desse pézinho, pois estou iniciando com alguns bordados , preciso muito, só que uso maquina industrial, mas tenho uma caseira bem veinhaa…
    Será que serve ?
    Sou de São Paulo tá. Bjs.Parabens pelo blog.

  7. Adorei a praticidade do pezinho para o patchwork.
    Faço trabalho voluntário em uma creche e passamos o ano todo bordando para montar o bazar de final de ano.Esse acessório vai agilizar muito o nosso trabalho. Mande para mim o endereço onde poderei comprá-lo. Moro em Minas Gerais.
    Muito obrigada!
    Cleusa

  8. Este pézinho é mesmo um achado, em aula eu e as alunas apelidamos de “campo aberto”, por que você tem uma vizualização perfeita para aplicar.Vale a pena investir!

  9. oi
    Não consigo enviar email para a sua professora! vc pode fazer esse contato para mim ? meu email: claudiaanasc@hotmail.com
    ia facilitar muito meu trab. ter esse pé aberto.
    abraço!

  10. Oi, visitei seu blog e obrigada por tantas dicas, adorei. Adquiri uma quilter da singer tem 1 semana. Estou tentando apreender tudo que ela me oferece. Será que ela tb. faz caseado em aplicação? Tenho um blog de artesanato http://www.arteval.blogspot.com . Agora estou partindo para o patch. Parabens pelo seu blog!!!bjo. Valéria

    • Olá Valéria,
      A Singer Quilter tem o ponto do caseado sim, pode procurar no manual da máquina para saber qual é o número do ponto, mas tenho certeza de que faz.
      Beijão e parabéns pelos trabalhos.

  11. Oi Boa Noite !
    Socorro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! me ajude a resolver um grande problema …. kkkkk… foi aqui no seu bloq que descobrir essa maravilha de pé aberto para caseado. meu sogro me enviou de São Paulo. Mas o problema é que não sei como mexer na minha maquina para ele trabalhar . precisa de algum disco para ele fazer a aplicão?encaixei certinho na maquina mas não saiu o ponto de aplicação. minha maquina é uma singer 1995 facilita master. se vc puder me ajudar eu agradeço. claudiaanasc@hotmail.com

  12. Adorei a dica do caseado à máquina.Tenho uma Singer facilita e não sabia que ela faz este trabalho.Quando vi os vídeos levantei correndo e fui testar.Simplesmente adoreiiiiiiii! Obrigada pela dica.
    Adorei este blog.

    • Olá! Eu tenho uma Facilita Premium e gostaria de saber se a minha máquina também fará o ponto caseado nos apliques. Não entendi! ! hehehehe

      Se eu comprar esse pezinho, dará certo???? Obrigada. Se funcionar, gostaria de adquirir urgentemente esse abençoado pezinho, porque faço trabalho voluntário. Isso vai me ajudar muito!!

  13. Visitando seu blog, descobri o OPEN TOE, mandei um e-mail para Themis ( um amor!), ela respondeu com muita rapidez, comprei esse e também um que borda flores, adorei tudo que li.
    Estou ansiosa, deve chegar proxima semana,Ela já enviou,
    Obrigada pelas informações .
    Abr
    Nilza

  14. gostaria de saber onde compro esse pe para fazer pat e o e azer quilt não consigo encontrar,desde ja agradeço

  15. Olá
    Parabéns, pelo site.
    Gostaria de saber se este pé aberto de máquina ‘OPEN TOE”, serve em qualquer máquina ou tem que ser máquina especifica. Serve na Singer , Elgim, estas comum que fazem zigue-zague. Quero comprar mas preciso desta informação.
    Desde já mto obrigada
    Abraços
    Zélia

  16. Oi, eu estou tentando aprender a arte do patchwork, e gostaria de aprender a fazer a aplicaçao com esse ponto caseado, como o video esta em ingles e eu nao entendo muito bem, gostaria de saber se voce pode postar pra gente uma explicaçao sobre como vou selecionar o ponto na maquina, largura do ponto essas coisas, seu blog e muito bom e tem ajudado muitas pessoas, bjus

  17. Amei o seu blog e fiquei encantada com esse pé para caseado, vc pode me enviar o email da pessoa que vende. fico grata que Deus lhe abençoe.bjs

  18. ola vi seu video sobre o casseadoá máquinaadorei, mas gostaria de saber se o pé aberto pode ser usado na máquina elgim. agradeço sua atenção

  19. Poderiam me informam onde adquiro o pé aberto para aplicação (caseado).

  20. Olá, me desculpa se eu estiver fazendo uma pergunta tola mas, dá para fazer o ponto caseado numa maquina zig zag por exemplo? Este pé ajuda? Por que eu achava que só aquielas maquinas proprias e carérrimas faziam este tipo de ponto. Eu faço algumas aplicações (mas nunca fiz curso, sou curiosa mesmo) e tenho a máquina zig zag, seria maravilhoso se pudesse otimizar o caseado.
    Um abraço
    Natália

  21. boa noite,
    tenho uma máquina singer facilita será que esse modelo de máquina tem o ponto caseado e será que serve o OPEN TOE?

  22. gostaria de comprar esse pé de máquina…poderia me encaminha pra pessoa q vende?
    obrigada!

  23. outra dúvida…ele é adaptável em qual máquina?

  24. Oi,

    Adorei a idéia do pezinho para casear. Comecei a fazer uma aplicações em camisetas e estava desnimada de ter de caserar tudo a mão. Será que o pezinho vai facilitar? Você já tentou com esse tipo de trabalho. Bjs Romis

  25. Olá meninas
    Desculpem a demora, mas tive problemas para acessar o WordPress.

    O pezinho é algo muito simples, ele não tem, na verdade, nada de mágico. A única coisa (que na verdade é a sacada dele) é que ele é transparente e aberto, então podemos acompanhar exatamente o ponto sendo feito. Ele não tem nenhum dispositivo especial. A máquina é que precisa ter o ponto de caseado, não é o pezinho que o faz.
    Vocês podem adquirí-lo em qualquer loja de equipamentos, não há segredo nenhum, e ele tem compatibilidade com a maioria das máquinas. Mas é bom conferir com o vendedor.

    Um bejio
    Janaina

  26. Como adquirir o pé para caseado?
    obrigada
    leopoldina

  27. Adorei a dica… onde posso comprar, pois procurei
    na minha cidade e não encontrei…bjus

  28. Gostaria de saber onde comprar esse pezinho e se minha maquina facilita 31 pontos de bordado faz esse caseado?…bjs

  29. Tenho uma singer facilita e gostaria de saber se esse pezinho pode ser adaptado à minha máquina , quanto custa e onde posso comprá-lo.
    bjos

  30. estou precisando adquirir o pezinho.
    favor me informar como.
    obrigada
    leooldina

  31. Boa tarde!

    Gostaria de vc me informa-se se colocando esse pé para caseado se qualquer maquina casea e como ajusto a maquina para casear?
    E quanto custo esse pé para casear?

  32. por favor me diga onde compro pois nas lojas aqui onde moro nao achei.

  33. Olá meninas, minha máquina é uma singer bella, antiguinha, mas está praticamente nova, pois usava muito pouco, agora fazendo patch e que estou usando mais, e uma amiga de aula me disse que temum aparelho que faz somente o caseado,não sei se isso existe, e se nessa minha máquina esse pezinho vá fazer algum efeito, como casear.
    Muito obrigada
    Claudia

  34. Respondendo a todas.
    Infelizmente ainda não existe um pé de máquina que faça o caseado. Você precisa de uma máquina que tenha esse ponto específico.
    Alguns modelos antigos da Singer tem um ponto que é um caseado tombado, que dá um ar country para os trabalhos e que fica bem bonitinho em certas aplicações. Outra alternativa é aplicar com o zigzag, que também dá um efeito bem legal, basta ajustar o ponto bem juntinho. Os projetos da Debbie Mumm são sempre aplicados assim e são lindos e práticos de fazer.
    Quanto à onde encontrar para comprar. Infelizmente o contato que eu tinha parou de vender. Mas a Janome lançou um modelo de pezinho um pouco diferente (ainda não testei) com a mesma finalidade, então vale a pena dar uma procurada.

  35. ola querida achei maravilhoso o seu trabalho ,mais gostaria de comprar a maquina ou a pesa de caziar …obrigada bjusssss

  36. estou aprendendo a costurar,comprei uma máquina reta industrial usada.gostaria de saber se serve esse pè de caseado na minha máquina singer 191200A.me mande um imail por favoooooooooooooooor!!!!!!!!!!!!beijossssssssssssss. ficarei muito grata. mirianazedias@hotmail.com

  37. amiga sera que consigo fazer o ponto casedo na maquina singer tradition 2250 com pezinhu e ond ecompra

    • Esse modelo de máquina não faz o caseado. Ela possui apenas o zigzag que também pode ser usado para aplicação, embora com um efeito diferente.
      O pezinho não faz o ponto, ele apenas facilita a visualização do trabalho.

  38. ola, adorei as dicas para os maridos, kkkkk, eu ja perdi meu marido dentro da loja e o probrezinho foi encontrado sentado embaixo da godula de tecidos , e que por sinal os tecidos eram lindos , ai comprei mais alguns, beijos

  39. oi amei as dicas estou iniciando nesta arte maravilhosa e encantadodra que é o patchwork e gostaria de saber se minha máquina singer 7 pontos faz o ponto de cadeado ,desculpa + não descobrir ainda . obrigado! aguardo resposta por favor.

  40. Olha só lendo as perguntas e respostas já tirei muito as minhas duvidas, como estou no inicio de tudo, é muita informação, e ai ficamos perdidas e foi explicou certinho, obrigada…Débora

  41. OLÁ GOSTARIA DE SABER ONDE COMPRAR O PÉ DE CASEAR ABERTO, POIS MINHA MAQUINA É A SINGER 7426 . SOU DE BARRA MANSA RJ.

    • Olá Dalva.
      A Janome comercializa esse pé de máquina e serve para a Singer também.
      Você pode encontrar em qualquer revenda autorizada e algumas lojas de artigos para máquinas de costura.

  42. OBRIGADO..

  43. Olá, pelo que eu vi este pé só serve se a maquina tiver o ponto caseado…é isso?? Pois tenho uma singer reta “ponto de ouro” e não encontrei nela nem esse ponto tombado, será que posso adpatar esse pé na minha máquina, ou não fara difernça alguma ??

    att
    Celia

  44. Adorei a dica do pezinho, onde posso encontrar?
    muito obrigada

  45. oi adorei o trabalho, gostaria de comprar o pezinho, minha maquina é singer e traditiom, me mande retorno, e quanto custa e como comprar.

  46. Gostaria de adquirir um pe de maquina aberto para caseado. Como fazer ?
    Onde comprar pela Internet?

  47. oi gostaria de comprar esse pé aberto para casear, onde posso encontrar?

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 204 outros seguidores

