Blocos: Dresden Plate

Dresden PlateUm dia desses estava eu na minha aula e percebi que não é comum entre as quilteiras conhecerem os nomes do blocos mais tradicionais de Patchwork.

Uma amiga disse “eu já fiz aquele bloco” e apontou para a colcha que fica na parede. Quando eu disse “o Dresden Plate?” ela respondeu “aquele redondo ali, não sei se ele tem esse nome” .

Por isso resolvi escrever posts sobre os principais blocos e suas origens.

Dresden Plate

O Dresden Plate é um bloco tradicional que consiste na combinação de duas técnicas: patchwork clássico (piecing) e aplicação. O prato (plate) é um círculo completo, formado por pétalas de tecidos diferentes aplicado em um fundo tradicionalmente de cor clara. O bloco apresenta inúmeras variações no design, número de pétalas (variando de 8 a 20) e mesmo no nome.

O origem do bloco é incerta. Os dois únicos exemplos anteriores ao século XIX que se tem notícia datam de 1785 e 1795. O Dresden Plate só ganhou popularidade durante os anos de 1920 e 1930, sendo publicado pela primeira vez nos anos de 1920 e aparecendo com diversos nomes como Grandmother’s Sunburst, Grandmother’s Bonnet, Friendship Ring, Áster, Dahlia e Sunflower.

Apesar de seu nome derivar da cidade homônima na Alemanha, ao contrário do que muitos pensam, o bloco não é originário desse país. O bloco ganhou o nome alemão por ter sido inspirado nas ricas porcelanas de Dresden do século XIX, nas quais os pratos eram decorados com intrincados desenhos de flores, frutas e folhas. Também em Dresden eram produzidas miniaturas decorativas de percelana representando casais com vestimentas renascentistas. A autora Anelie Belden acredita que o nível de detalhamento dos babados dos vestidos das senhoritas era tamanho e apareciam tão juntos que nos fazem lembrar as pétalas do Dresden Plate e que pode ter sido daí a inspiração para o nome.

Porcelana de Dresden
Porcelanas decoradas de Dresden, Alemanha.


Seja como for, o bloco é um dos clássicos do Patchwork e todas nós deveríamos passar pela experiência de fazê-lo.

O Museu Nacional do Quilt, nos EUA, promove anualmente uma competição com releituras de blocos tradicionais, chamada de “New Quilts from an Old Favorite” (algo como “Novos quilts de um antigo favorito”). O tema de 2006 foi o Dresden Plate o no site no museu  podemos ver os cinco primeiro colocados.

Primeiro colocado
“Can You Fell the Spirit” de Cathy Pilcher Sperry – Primeiro colocado no concurso “New Quilts from an Old Favorite” de 2006.


Fonte:

BACON, Lenice I. American Patchwork Quilts. New York: William Morrow & Company, 1973.

Belden, Anelie. Thoroughly Modern Dresden: quick & easy construction 13 lively quilt projects for all skill levels. Lafayette: C&T Publishing, 2009.

Breneman, Judy A. The Dresden Plate quilt pattern and it’s history, 2007. Disponível em: http://www.patternsfromhistory.com/colonial_revival/dresden-plate.htm

About these ads

7 Respostas

  1. Jana,
    Eu adoro pesquisar sobre blocos, e uma das fontes é a Carrie Hall que em 1935 escreveu o livro The Romance of the Patchwork Quilt in America.
    Pena que a gente more tao longe uma da outra, eu adoraria te conhecer.
    Abraços
    Ana Maria

  2. Que maravilha este teu post. Muito elucidativo. Uma gde verdade as

  3. Gostei deste post. Realmente as quilteiras ñ teem o habito de se interessar pelo nome dos blocos tradicionais.Parab´ns pela iniciativa.
    Sou fã do teu blog.Bjs.

  4. Realmente é muito interessante saber o nome e a história dos blocos.São poucas as “patchowkeiras” que se interessam por isto.

  5. Parabéns pela iniciativa esclarecedora do nome correto do bloco e um pouco da história. Obrigada!

  6. Parabéns Jana,teu blog é 10.obrigada!

  7. Estou gostando do que estou a aprender. Obrigada pela partilha. Tou a dar os primeiros passos nisto do patchwork e o pouco que conheço, o que realmete gosto de fazer é esta junção maluca. Parabéns pelo blog. Valeu. Beijinho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 202 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: