Comprando uma máquina de costura

Comprar uma máquina de costura nova é um empreendimento bastante empolgante para qualquer quilteira.

A seguir, estão algumas recomendações do blog americano Sew Mama Sew, aqui vertidas por mim para o português em uma tradução livre.

Procura: Antes de comprar pesquise

  • Internet – A maioria dos fabricantes possuem websites que podem te ajudar a comparar custos e benefícios. Blogs, fóruns e redes socias também são bons lugares para procurar.
  • Comentários de consumidores – procure por esses comentários nos sites de vendas.
  • Revistas especializadas – revistas como a “Manequim” ou” Patch & Afins” podem apresentar matérias sobre as diferentes máquinas.
  • Assistência técnica – veja se há assistência técnica autorizada na marca que pensas em comprar na sua cidade.

A compra: Calce um sapato confortável e esteja preparada para levar o tempo que for preciso para testar sua máquina – nunca compre sem testar! Leve com você um bloco para anotações e caneta. Além de amostras de tecidos que você pretende costurar em sua nova máquina, bem como diferentes tipos de linha para teste.

Decidindo: Pense bem sobre quais são suas reais necessidades, o que você quer e o que pretende fazer com sua máquina de costura. Uma boa dica é responder esses dois questionários (“O que quero/preciso em uma máquina de costura” e “Perguntas sobre a máquina de costura”) para enfim bater o martelo e costurar feliz da vida em uma máquina novinha em folha!

Questionários:

O que quero/preciso em uma máquina de costura

  1. Quais são os tipos de coisas que eu pretendo costurar (ex.: roupas, bolsas, quilts, etc.)
  2. Quão interessada estou em uma máquina que borde? E em uma máquina que quilte?
  3. Existe algum tipo de costura que eu queira explorar mais? (ex.: patchwork, decoração, alta costura, etc.)
  4. Por quanto tempo eu pretendo manter essa máquina? (É um investimento de longo prazo ou apenas algo para uso casual?)
  5. De quanto dinheiro disponibilizo para comprar essa máquina?
  6. Quais funções são indispensáveis?
  7. Quais são as funções que eu gostaria de ter, embora não sejam essenciais?
  8. Quais acessórios são indispensáveis?
  9. Quais acessórios que eu gostaria de ter, embora não sejam essenciais?
  10. Eu conversei com alguém ou li sobre quais são as máquinas preferidas/ mais vendidas? Há alguma marca, modelo, acessórios ou função que eu gostaria em especial? Pode a experiência de outro influenciar em minha compra?

Perguntas sobre a máquina de costura

  1. Qual função essa máquina tem que as outras não tem?
  2. Quantos pontos ela faz?
  3. Quais acessórios acompanham essa máquina?
  4. Quais são as minhas opções para mais acessórios (ex.: pés de maquina adicionais), e quais são seus custos aproximados?
  5. Que tipo que garantia vem com a máquina?
  6. Quem fará os reparos e quanto tempo esse tipo de serviço costuma demorar? (Há assistência técnica em minha cidade ou tenho que enviar a máquina pelo correio?
  7. Há aulas de utilização incluídas no preço?
  8. Essa máquina precisa ter sua manutenção feita por profissionais? Quanto isso custará?
  9. O tamanho é adequado para minhas necessidades?
  10. É possível baixar os dentes de arraste para o quilt livre?
  11. Como ela é costurando? Silenciosa? Macia? Fácil de manusear? Barulhenta? Confusa?
  12. Essa máquina é adequada ao meu espaço? (Ela é portátil, tem um estojo?)
  13. Eu consigo me ver costurando com essa máquina a longo prazo?

Fonte e mais informações:

Sew Mama Sew – http://sewmamasew.com/blog2/?p=831

Deixe uma resposta

