Falando em máquinas antigas…

Você sabia que pode descobrir a data de fabricação de qualquer uma de suas máquinas Singer?

As primeiras máquinas Singer foram fabricadas em 1851. No site oficial da marca podemos encontrar uma lista que apresenta o local e o ano de fabricação de todas as máquinas a partir de seu número de série. Apenas as máquinas fabricadas entre 1851 e 1870 não constam da lista.

Número de série de uma Singer 221

As máquinas fabricadas até 1900 tem um número de série com apenas números. Após 1900, esse número é acompanhado de um prefixo de uma ou duas letras. E você pode encontrá-lo na parte superior ou inferior da máquina.

Eu, por exemplo, tenho uma Singer Featherweight 221 cujo número de série é AG608265. Consultando a primeira lista eu descobri que ela foi fabricada na cidade de Elizabeth, New Jersey em 1946. Na coluna à direita vc pode acessar uma lista em PDF que indica também a data e a quantidade de máquinas fabricadas nesse lote.
A minha bebezinha nasceu em 18 de Fevereiro de 1946, em um lote de 20.000 unidades do mesmo modelo.

Minha surrada e querida 221

Qual é o ano de fabricação de sua máquina mais antiga?

Se o número de série da sua máquina possui prefixo de duas letras, clique aqui:
http://www.singerco.com/support/serial_2letter.html

Se possui apenas uma letra, clique aqui:
http://www.singerco.com/support/serial_1letter.html

E se não possui letra, clique aqui:
http://www.singerco.com/support/serial_noletter.html

38 Respostas

  1. Cada dia gosto mais do seu blog.Era realmente o que faltava para nos quilteiras. Bjs

  2. Oi, a minha foi de herança de uma tia, tinha gabinete, o gabinete estragou e como era de pedal minha tia colocou motor nela, agora ela está em uma base de madeira, acho que o número foi junto com o gabinete antigo, mas sei que o ano da nota fiscal, (sim, ela tem nota fiscal guardada!) é de 1968, vc pode vê-la aqui no meu Fickr: http://www.flickr.com/photos/milpontinhos/157179708/in/set-1536925/

    beijos!

    • A sua máquina é de 1968 mas parece inteirona! Gosto muito dessas marronzinhas.
      E é realmente surpreendente ela ter nota fiscal. Isso é uma relíquia!
      Mas dê uma olhada embaixo da máquina, deve ter uma plaquinha com o número de série dela lá sim. Se estiver muito ruim de ler, faça um decalque com papel e lápis (da mesma maneira que se tira o chassi do carro).
      Beijo e obrigada!

  3. A minha foi de herança da minha mãe comprada no ano em que nascí: 1954 mas, pelo nº dela foi fabricada em 1948. Ela veio numa “mala de madeira” lindona mas, aí minha mãe resolveu colocá-la num gabinete e a “mala” sumiu! Nos guardados de minha mãe achei a nota fiscal, o que é hilário é que minha mãe precisou da autorização, por escrito, do meu pai para poder adquirí-la! E era como se fosse um aluguel de máquina se ela não pagasse as 12 prestações ela teria que deveolver a máquina!!!
    Adorei seu blog eu vou ficar ligada nele! Bjs, Monika

  4. Olá
    Adorei seu blog e já fiquei horas aqui pesquisando sobre a minha máquina de costura pretinha, virei a máquina de ponta cabeça para saber o número de série, foi muito divertido…
    Está de parabéns, é uma pessoa abençoada…
    Giane

    • Oi Giane
      Obrigada pela visita!
      Vi no seu blog que você é de Londrina, como eu (embora eu more em Campinas atualmente). Você frequenta algum ateliê na cidade? Estou querendo indicar um para minha mãe.
      Sobre sua máquina, de que ano ela é?
      Beijo

  5. Tambem não conhecia ..amei..tenho inumeras máquinas..pois tenho uma pequena escola de costura..uma delas é de 1906..e diga-se de passagem a que tem melhor ponto..enfrenta qualquer briga

    • Olá Cleusa!
      Você sabe qual é o modelo da sua máquina de 1906? Fiquei curiosa. Sempre fui apaixonada por costura, mas não venho de um família em que se aprende isso em casa. Comecei aulas de corte e costura, mas sofro que nem uma condenada. Já no patchwork eu consigui me dar bem. Mas ainda não desisti de fazer minhas próprias roupas. Eu até poderia ser uma de suas alunas, rsrsrsrs.
      Beijos e obrigada pela visita!

  6. Janaína

    Volta logo!!!! Parece que o dia 26 nunca chega!!! A Themis não para de falar em vc!!!rsrss
    E traga muitas novidades para contar e mostrar!!!!
    Bjs

  7. Oi. Eu ganhei uma máquina do meu sogro, mas não é Singer, é Mercury. Tenho o número de série e gostaria de saber se tem algum site que eu consiga saber o ano de fabricação.

    • Olá Paula.
      Infelizmente eu não conheço nenhum lugar online. Talvez em alguma assistência técnica eles saibam te dizer.
      Mas vou dar uma procurada melhor e se encontrar alguma coisa posto aqui.

  8. Boa-tarde.Ganhei uma maquina da minha avó e é Gritzner. Sei que a Gritzner depois foi comprada pela Singer. Tenho o número de série que é de numeros só. Essas maquinas também estão na listagem do site da Singer?

    obrigada,

  9. Oi Janaína
    Também faço Patchwork.
    Adorei a sua dica de como descobrir o ano de fabricação da máquina da minha avó, é uma Singer de 1919 fabricada em New Jersey. Está parada a muito tempo, fiquei louca para fazê-la funcionar. Tenho outra em ferro que comprei em um antiquario, estou temtando descobrir um pouco mais sobre esta, acho que é uma Lemens ou Clemems e Müller.
    Agora preciso encontrar alguém para fazer uma manutenção nas duas.
    Mais uma vez obrigada
    Um abraço
    Karla

  10. sou facinado por estas reliqueas
    tenho uma da mãe e quero recuperala.
    obrigado pela atenção.

  11. Ola Janaina
    Bom dia.
    Sou de Cuiabá-MT, e chutando latas pela NET, acabei parando em seu SITE. Você está de parabéns, muito aconchegante sua maneira de responder as pessoas. tenho algumas máquinas, algumas até antigas. Estou começando uma ….coleção/lojnha… ainda não seu o nome que vou dar. Talvez até amorinha, quem sabe… Vc me inspirou muito. Tenho um sítio, adoro amoras….
    Voltando as máquina de costura. Tenho uma princeza 920358 de 1872. está belezinha se quizer depois te mando a foto. abraços do seu Brother aqui de Cuiabá. evandro.nog@hotmail.com

    • Obrigada Evandro!
      Fiquei super curiosa, quero ver a foto sim! Não resisto a essas senhorinhas, rsrsrs.
      Vou ficar torcendo pela loja e não vou me caber em mim se você colocar o nome de amorinhas…
      Beijo grande

      • Ola Janaina.
        Obrigado pela pronta resposta.
        Isso demonstra o zelo com o seu Blog e eu gostaria, sinceramente, de ter este dom. A máquina Princeza se parece com uma máquina pretinha comum. Os desenhos dourados dela é que são lindos, com 3 coroas douradas em um círculo, e o nr de série 920358, acho até difícil ser de l872 pelo estado de conservação. Vou ver se arranjo um meio de te mandar a foto, vc pode colocar na sua Pasta de fotografias eu não me incomodo. Quanto a lojinha será apenas um hobbie, o nome acho que peguei pesado, ficou um pouco “cor de rosa de mais” e meu tipo é um pouco mais conservador, sem plumas e paetês, não sei se vc entende. mais se a minha mulher quiser entrar no projeto não me incomodo com o nome “amorinhas” . Gostaria de saber como mando uma foto para vcs.
        Agradeço mais uma vez a atenção e um abraço.
        Atenciosamente
        Evandro.

  12. estou comprando uma singer que mais se parece como um cilindo de pao um rolete so uma manivela lado direito p/ girar o cilindro vou tirar foto te mando assim que conseguir pois me falaram que e uma mini maq…de tecido

  13. REVERENCIA
    Particularmente, sou fã das pretinhas, essas criaturinhas que ficam a ornar os cantos de nossas casas, com sua forma curvada, talvez pelo grande fardo que levou ao longo dos tempos. Mas, mesmo assim, são ainda garbosas com seu colares dourados, dentes afiados e andar compaçados.
    Muito nos serviram e em troca nada nos pedem a não ser , por vez ou outra, umas gotinhas de óleo lubrificante. E pensar que outrora, forma regítimas testemunhas do poassar do tempo no seio de uma família, ajudando a produzir a fralda do neném, a calça do papai, a blusa da mamãe o cachecol da vovó, além das cortinas da casa e do avental da empregada e em ocasiões de pouco agrado, a coser a roupa de quem está para descalçar. è e sempre foi assim, sempre testemunha de um nascimento e de um “partimento” se me permitem usar o termo a guiza de licença poética. Sei que não é possível perguntar a uma máquina antiga as venturas e as mazelas que foi testemunha, apenas respeito-as e tento das o merecido conforto, mais sei que ao longo do tempo ele escreveu dom linhas nos tecidos muitas histórias de amor, esperanças e saudades, que hoje , passamos despercebidos pelo muito de roupas antigas atulhadas em velhos baú com cheiro de nafetalina. Eu me rendo e até me atrevo a escrever estas linhas sem muita pretenção de serem levadas a sério.
    Sou apenas um espectador, a tentar adivinhar as venturas e desventuras de umas senhorinhas pretinhas que embora por vezes, pontilhadas de ferrugem e abandono, teimam em fazer parte desse mundo, mas são apenas esqueletos em caixas de compensados a desmanchar pelo canto da sala.
    Atenciosamente
    Evandro Nogueira … Cuiabá-MT, 02:30 de 12 Jun 2011.

  14. Boa tarde, tenho uma maquina singer que pertencia à minha avó, aparece 2 numeros de serie, 1 em cima e outro por baixo do mesmo
    4830471 e 1124671, nao sei qual deles é o numero de serie

  15. oi tenho uma maquina singer numeroro de serieag707127 e gostaria de saber onde avalia-la, ela tem uma caxa de madeira preta, e´portáril, tem motor e esta funcionando. possui manual de sugestões praticas para costura eu eu sei que foi fabricada em 1946 graças a seu blog . por favor essa informação é muito importante conto com sua ajuda. se precisar te mando uma foto desde ja grata por sua colaboração

  16. gosto muito de costurar fazer de roupas velhas obras de vestir tenho uma maquina singer verde de ferro que herdei da minha querida vozinha e ela me é muito util

  17. meninas, tenho uma maquina singer que era de minha mae, com gabinete, a bichinha é antiga e funciona, vou ver a numeraçao dela , beijos

  18. Gostaria de saber onde foi fabricada minha Singer, so tenho o numero de serie EE 041.621, adoraria saber mais do que o ano de fabricação 1947 como devo fazer? obrigada bjs.

  19. Boa tarde, estou desesperada atras de um manual de instrução dos acessórios da máquina Singer. São aquelas pecinhas que servem para mudar o ponto etc.
    Alguém sabe onde eu posso encontrar?
    Obrigada.

  20. Hi, i believe that i saw you visited my weblog thus i got here to go back the prefer?
    .I am trying to in finding things to improve my web site!
    I guess its ok to make use of some of your ideas!
    !

  21. Eu tenho uma Singer da minha avó. Vou procurar dados para saber a data de fabricação. E tenho outra, da minha bisavó, da marca White, que é de 1906. Tem até o manual…

  22. Olá. Quero agradecer pelas informações obtidas em seu site e dizer que graças as suas informações descobri que minha maquina foi fabricada no ano de 1903, sensacional isso..Obrigado. Luciano.

  23. mandei arrumar uma maquina singer da minha avó VA-592599 e o cara apagou os decalques da maquina (nome. desenhos etc.) Como faço para restaurar isso ?

  24. Parabenizo-a pelos linos trabalhos e, principalmente à demonstração de carinho à “surrada e querida 221”. Visite nosso museu de antigas máquinas manuais de costurar (MAMC) em:
    “http://museumaquinascosturar.blogspot.com.br/”
    Prof. Darlou D’Arisbo

  25. Olar Janaina, minha mãe tem uma Singer de 1912. Fiquei curioso para saber mais detalhes sobre sua fabricação mas não consigo encontrar a lista em PDF que indica também a data e a quantidade de máquinas fabricadas no lote. Pode me ajudar?

Deixe uma resposta

