Jogando Crazy Quilt

E não é que Crazy Quilt também é um jogo? Um jogo de cartas, do tipo Paciência (Solitaire), que são aqueles jogos para se jogar sozinho.

Também conhecido como Indian Carpet (Tapete Indiano) ou Japanese Rug (Tapete Japonês), neste jogo você “tece” um verdadeiro quilt com o baralho, combinando em linhas verticais e horizontais alternadas (diferente do Paciência que conhecemos em que as linhas se formam sempre na vertical), quiltando um tapete.

Crazy Quilt (Solitaire)

As cartas são dispostas como um trançado de tecidos, um quilt acolchoado. (Fonte: Wikipedia)

O jogo utiliza dois baralhos completos (sem coringas). O jogo inicia com um ás e um rei de cada nipe para formarem as fundações (foudation, outra expressão quilteira?), ou seja, para onde as cartas serão empilhadas. O restante das cartas é embaralhado, sendo que 64 cartas são colocadas em oito fileiras de oito cartas cada uma. As cartas devem ser colocadas alternadamente na horizontal e na vertical, iniciando a primeira fileira com uma carta vertical, a segunda fileira com uma carta horizontal, e assim alternadamente. O resultado é um “quilt” com cartas de baralho do tamanho de um tabuleiro de xadrez, com as mesmas 64 casas, sendo as casas brancas e pretas respectivamente as cartas horizontais e verticais.

O restante das cartas forma o popular monte (Stock). O objetivo, como todo Paciência, é colocar todas as cartas no Foudation. Mas as cartas livres para se movimentar, como num bom quilt, são as das beiradas, as que estão com as pontas livres. Então, você tem que começar a desfiar e descosturar este tapete, pegando apenas as cartas que têm as suas bordas mais estreitas livres. Inicialmente as horizontais são retiradas pelas laterais do tapete, enquanto as verticais são retiradas pelo topo e pela parte de baixo. Se não houver cartas disponíveis que possam ser colocadas na sequencia no Foudation (ordem crescente nos Azes e descrescente nos Reis), você vira uma carta do monte, e assim continua até conseguir juntar todas as cartas nas oito fundações.

Se você não quer pegar o velho baralho e prefere as versões digitais, há várias opções, a maioria paga. Encontrei este versão free on line. Você só vai ter que fechar uma ou duas janelinhas de propaganda. Uma dica é desabilitar a ajuda do jogo (Na janela inicial, coloque off na opção “Show help”) porque o tutorial atrapalha ao jogar. Para quem quer uma versão um pouco melhor, mesmo que trial (versão para teste), pode baixar o BSV, que é uma plataforma completa, com muitos outros jogos do estilo puzzle (quebra-cabeças) e Solitaire.

Crazy Quilt pass-a-passo

Crazy Quilt pass-a-passo

Se quer as regras mais explicadinhas, clique aqui para ver um passo a passo que, mesmo estando em inglês, dá para acompanhar as figuras sucessivas e asssim entender a lógica do jogo. Não difere muito do Paciência do Windows, então acho que dá para brincar de quiltar cartas (ou desquiltar, no caso) sem problema!

O patchwork é um mundo mesmo. Quem é patchworkaholic, pode quiltar até passando o tempo com o baralho!

Este é o segundo de quatro posts sobre Crazy Quilt. Clique para ler os demais.

1. Quatro formas de Crazy Quilt
2. Jogando Crazy Quilt
3. Crazy Quilt para crianças
4. Crazy Quilt fora da lei!!

4 Respostas

  1. Amei isto!!!Nao ainda nao entendi mto as regras mas vou procurar entende-las.
    Este teu blog e’ mesmo mto especial, e nos traz mta informacao. simplesmente adoro. Bjs.

    • Olá Solange

      Se você já jogou o Paciência do Windows, não é muito diferente. O princípio é o mesmo, só que tem dois baralhos e tem um jeito só de tirar as cartas do quilt. É só dar dois cliques na carta que ela irá para o foundation.
      Você pode também colocar as cartas do quilt no monte, assim ganha tempo para as jogadas e libera outras cartas do quilt.

      Beijo
      Janaina

  2. Consegue se imaginar me ensinando esse jogo?
    Beijos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: