Do porquê pesquisar o Patchwork americano…

Colcha de retalhosUltimamente tenho dedicado várias horas lendo a história do Patchwork. Essa arte de reunir retalhos me encanta de maneira que faz com que eu queira saber mais do que aprender a fazê-lo.

No Brasil as nossas avós já faziam colchas de retalho à mão ou nas máquinas pretinhas, com as sobras dos tecidos que eram usados na confecção das roupas da família.

Mas conhecemos pouco da história por trás dessas colchas. De onde vinham os projetos? Quais eram os tecidos que elas usavam? Onde elas aprendiam? Seria tudo apenas uma coisa passada de mãe para filha ou de uma vizinha para outra? Hoje os projetos e materiais são todos tão caros que parece difícil acreditar que o atual Patchwork era apenas um aproveitamento de retalhos que gente simples do campo fazia.

Era justamente isso que eu gostaria de encontrar. Queria conseguir dados sobre a história do desenvolvimento do Patchwork no Brasil. O valor cultural disso é riquíssimo. Mas justamente por estar associado ao rural (que é visto como arcaico), essa rica história foi deixada de lado e é realmente difícil encontrar informações sobre ela.

Atualmente esse (r)emendar paninho ressurgiu como algo sofisticado e caro derivado do Patchwork Country Americano (o equivalente ao nosso rural, só que em inglês), que se desenvolveu nos Estados Unidos a partir de 1750. Já não são mais as simples colchas das nossas avós. São padrões de tecidos, blocos e técnicas que têm uma rica e bem documentada história por trás. Então é lá que vou buscar um pouco mais da história. Não porque eu não saiba reconhecer o valor dessa história da gente simples que emendava pedacinhos de pano; mas porque sinto que preciso buscar nas origens até chegarmos aqui, nesse Patchwork que fazemos agora.

É por isso que, buscando conhecer melhor o que fazemos hoje, temos que recorrer tanto à história do Patchwork Americano, que está tão bela e fartamente documentada em livros.

11 Respostas

  1. Oi Jana, estou ansiosa pelo próximo capitulo, beijos

    • Não se preocupe porque vontade de escrever é o que não falta. Se deixar passo o dia inteiro lendo e não me canso. O que é difícil é justamente conseguir sistematizar tudo em um texto simples. É tanta coisa…

  2. Oi, gostei mt, continue logo!!!!!!!
    bjs, Eva

  3. Oi,
    Tenho seguido o seu blog por indicação de uma amaiga e tenho adorado.
    Varias alunas minhas tb tem entrado e sempre o comentam.
    Parabens!!!!
    Iris Noronha

    • Obrigada Iris.
      Fico muitíssimo feliz em saber que o blog está ajudando as pessoas a conhecerem mais da história por trás do patchwork. Se vocês quiserem sugerir algum tema, terei prazer em pesquisar.
      E fiquei curiosa para saber onde você dá aula.
      Bjos.
      Janaina

  4. Janaina, seu blog é maravilhoso!! Amo ler tudinho o que vc escreve!! Suas pesquisas, encontros e cultura transcede todos os outros blogs sobre o assunto!! Virei tua fã!! Sempre que recebo a noticia de um post novo corro ate aqui para devorar tudinho!! Muito legal!! Vc deixa eu fazer um post fando de vc, do seu blog e do teu trabalho?? Então, lembra que te pedi para falar sobre os papers do crepusculo e tal?? Ainda nao tive tempo para postar, mas quero fazer tipo uma referencia pra vc porque teu blog é muito ricoooooo!!
    Seria mais uma homenagem, posso?? hehhe
    Ahhh!! Ja decidi que bloco vou começar, optei pelo da mão com a maça…. assim que eu começar e terminar te mostro, tah bom??
    Beijocas e muito mais sucesso!! Ahhhhhhhhhhh!!!
    Obrigado por partilhar connosco sua pesquisa enriquecendo nossa cultura!!
    Andreza

    • Obrigada Andreza,
      Fiquei até sem palavras para agradecer. O que me deixa mais feliz é poder mostrar que, mais do que união de retalhos, o Patchwork tem História.
      Fiquei muito lisonjeada com seu post e fique a vontade para escrever sobre o blog. Será uma homenagem e tanto.
      Não esqueça de me mandar seu foundation do Crepúsculo. Fiquei curiosa para vê-lo.
      Beijão
      Janaina

  5. Ok Jana, pode deixar farei o post hoje a noite depois venho te avisar!! Qto ao fundation do crepusculo acho que ele esta na minha lista…ja ate copiei o modelo numa entretela….porem como acabei de ler o teu ultimo post…hihihi… eu ainda não o terminei … ele esta lá naquele bau de projetos…bauzinho médio viu?? Acho que nao preciso de 1 ano inteiro para terminar…talvez uns 3 meses…kkkkk
    Beijocas
    Andreza

  6. Oi amiga meu sonho é ter uma historia compreta sobre retalhos.Pois amo retalhos e trabalho com eles á varios anos d uma olhada no meu bloge me conte o q achou..bjss ohttp://trabalhosemretalhos.blogspot.com/l

  7. Legal encontrar seu Blog, estou começando a pesquisar o assunto, faço alguma coisa mas senti muita necessidade de conhecer a historia do patch e das tecnicas. Que dificil que é achar!
    Bjs

Deixe uma resposta

