Quilteiras Compulsivas Anônimas

Quilteiras Compulsivas Anônimas

Como diria Ami Simms eu não sou fanática por Patchwork, sou apenas uma entusiasta…

E você?

Faça o teste e se você se identificar com mais de 10 sentenças juste-se às Quilteiras Compulsivas Anônimas.

Elas se reunem todos os dias da semana terminados em “a” e “o” do calendário Gregoriano numa loja de paninhos perto de você.

E lembre-se: não leve seu marido!

Você sabe que é uma fanática por Patchwork se…

… na sua casa tem mais tecido do que comida.

… sua tábua de passar está sempre armada mas você nunca passa roupas.

… você pensa em seu trabalho como uma interrupção do seu tempo de costura.

… as pessoas estão sempre tirando linhas de você.

… você consegue medir um centímetro com precisão sem régua.

… você precisa de uma casa maior para (re)instalar sua sala de costura.

… você compra todo apetrecho que vê para Patchwork não porque você precise mas apenas porque você ainda não tem.

… você possui mais tesouras do que poderia um dia imaginar e mantêm todas elas com cadeado para que nenhum incauto resolva cortar papel com elas.

… você sabe quem fabricou um tecido só de olhar para ele.

… você têm kits de Patchwork suficientes para deixar de herança para as próximas três gerações de seus filhos.

… você tem mais agulhas que no consultório do seu médico.

… você tem um GPS interno para encontrar lojas de tecido.

… seus filhos sabem cozinhar e lavar para eles mesmos.

… o valor total das suas máquinas de costura é maior que o do seu carro.

… você deseja ser enterrada com seu dedal.

… você carrega mais fotos de trabalhos de Patchwork do que dos seus filhos.

… você pensa que a cama está pelada se não estiver com uma colcha de Patchwork nela.

… prefere costurar a comer.

… em um filme de romance você presta mais atenção na colcha de Patchwork sobre a cama do que na ação que se passa em cima dela.

… você tem tanto tecido que daria para abastecer o estoque de uma loja, mas nenhum em tamanho suficiente para fazer um simples vestido.

… ao invés de um bom romance, seu livro de cabeceira é sempre um livro de Patchwork.

… às 23hs você dá um beijo de boa noite em seu marido e diz “Eu já vou para a cama, assim que terminar esse bloco” e quando você se dá conta seu marido está te dando um beijo de bom dia ao sair para o trabalho.

… ao receber a fatura você percebe que a maior parte dos gastos com seu cartão de crédito foram em lojas de tecido.

… todos os funcionários de todas a lojas de tecido em um raio de 100 quilômetros sabem seu nome.

… todos ao seu redor sabem que você faz Patchwork mesmo que você ainda não tenha dito isso a elas.

… se você não estiver costurando você está na internet vasculhando sites de Patchwork.

… o cheiro de tecido novo faz seus olhos brilharem.

… o carteiro vem lhe entregar uma encomenda e pergunta “mais tecido?”.

… o dono da loja de tecidos te leva para o fundo da loja para mostrar a nova remessa antes mesmo de colocar nas prateleiras.

… as únicas vezes em que você lava roupa é quando chega com um monte de tecido novo que precisa ser pré-molhado.

… você planeja sua viagem de férias para Gramado, durante o festival de Patchwork.

… você não consegue sair de uma loja de tecido sem ter gasto pelo menos 100 reais.

… você olha para a roupa das pessoas e tenta determinar, apenas ao olhar, se o tecido é 100% algodão.

… você sonha que está passando tecidos importados e quando acorda percebe que está sorrindo.

… você tem tantos projetos inacabados que não seria possível terminá-los em um ano.

… durante uma reunião ou palestra você finge que toma notas, mas na verdade está rascunhando novos projetos de Patchwork.

… ao voltar de viagem você precisa comprar uma outra mala só para carregar seus novos paninhos.

… quando você está comprando tecido a vendedora pergunta “o que você vai fazer com eles?” e a sua resposta é “eu não sei”, “eu não tenho certeza” ou “eu só coleciono tecidos”.

… você não tem coragem de pagar 40 reais em um sapato novo, mas não tem problema em gastar 40 reais em um metro de tecido importado.

… você paga alguém para limpar sua casa, só para ficar com mais tempo para suas costuras.

… você precisa arrumar um bico trabalhando na loja de tecidos para ajudar a pagar a sua conta.

… você se pega apreciando com prazer o quão lindinhos são os tecidos que você tem em casa.

… você gasta muito mais dinheiro em coisas de Patchwork do que com seu guarda-roupa.

… você separa uma área da sala de estar para costurar para que assim você possa ver sua família de vez em quando.

… você acorda às 4hs e não consegue voltar a dormir porque está pensando no novo projeto de Patchwork que você quer fazer.

… você espreme seu dedo na porta do carro e antes mesmo de pensar “ai!” você pensa “ah não! Como é que eu vou costurar agora!?”

… você viaja para a Inglaterra e procura por uma loja de tecidos antes de ir visitar o Big Ben.

… você torce para chover no final de semana para ter uma desculpa para ficar em casa costurando.

… você fica 30 minutos procurando por seu dedal e de repente se dá conta de que ele estava no seu dedo todo esse tempo.

… você começa a dar seus projetos inacabados de presente para que alguém os termine.

… você pergunta para seu filho mais velho quando ele vai se mudar de casa, porque você quer transformar o quarto dele em uma sala de costura.

… você sabe exatamente quais serão seus próximos 10 projetos de Patchwork mas não faz idéia do que fará para o jantar dessa noite.

… frequentemente você gasta o seu dinheiro para o almoço em tecidinhos.

… você começa a esconder a fatura do seu cartão de crédito para que ninguém veja o quanto você gastou em lojas de tecido.

… para você Featherweight (peso-pena) não é uma modalidade de boxe.

… você esquece do tempo costurando e depois precisa correr como louca para deixar a casa em ordem e fazer o jantar antes de seu marido chegar em casa.

… você têm fat quartes guardados na sua gaveta de meias.

… seu marido e filhos andam pela casa com linhas presas nas roupas…  assim como você.

… seu filho de 3 anos olha para o chão de uma igreja e fala “olha mamãe, é um quilt!”

… seu marido é capaz de ajudar a escolher a combinação de tecidos perfeita.

… seu marido sabe os nomes dos blocos e das técnicas de Patchwork de tanto te ouvir falar delas.

… você têm tecidos em todas a cores do espectro do arco-íris, mas precisa dar uma passadinha na loja de tecidos porque não consegue encontrar a cor exata que você quer.

… se você estiver hospitalizada seu filho te traz fat quarters de presente ao invés de flores.

… sua família se reúne em sua sala de costura e não na sala de estar.

… você despende seu tempo lendo essa lista, se identifica com mais da metade das sentenças e ainda pensa que é pouco.

Fontes:

ALDRICH, Margret (ed.). Once upon a quilt: a scrapbook os quilting past and present. Minneapolis: Voyageur Press. 2003.

http://www.quiltbug.com/Articles/quilter-test.htm

http://quilted-with-love.blogspot.com/2010/02/you-know-you-are-quilter-when.html

38 Respostas

  1. ME INTERNE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Nunca alguém me descreveu de forma tão perfeita.Achei fantástico.

  3. hahhahahhahah…. Perfeito…é isso aí mesmo….como vc conseguiu me descrever tão bem amiga???? hahha
    ADORO ser viciada em paninhos….. hehhe
    Beijocas
    Andreza

  4. Loucura pouca é bobagem, me internem mas levem-me com muito spanos ,linhas e agulhas…
    liloca

  5. Eu não deixo de fazer alguma coisa relacionada com patchwork, nem qdo eu vou viajar, sempre levo alguma coisa.
    Se isso é loucura eu quero morrer numa clínica psiquiátrica.

  6. Pois eu sou um pouco(?) assim, não só em relação ao patchwork mas com todos os trabalhos feitos com tecidos.
    Uma boa semana

    Helena

  7. Que coisa boa é ser assim!!!!!!!!!!!!! Vc é vidente, ou profeta?
    bjs de paninhos
    Eva

  8. Socorro!!!!!
    Me identifiquei c tudinhooooooooooo!!!!!

    E p ajudar a situaçao, o marido e filha concordaram c tudoooo!!!!

    Pode internar, mas só se no sanatório tiver patchwork!!!!!
    kkkkk…

    Beijokas e paninhos mil

    Claudinha – Londrina PR

  9. brilhante!!!! ainda bem que não somos as únicas….

    para mim faltou:

    … você passa a mão nos peitos antes de deitar na cama para ter certeza que não ficou nenhuma agulha espetada na blusa.

  10. Lendo esse artigo vi-me num espelho…

  11. Jana ameiiiiii…

    Meus filhos concordaram com muiiiiittttaaaaaaaaaaaa
    coisa

    bjus querida

  12. Jana, postei agorinha sobre o crepusculo e sobre vc e seu blog maravilhoso lá no tecendo sonhos!! Vai lá e confere!!
    Beijocas e obrigado por todas as informações e pela sua amizade!! Te confesso que foi um grande prazer falar do Omelete de Amoras, pois sou fã deste cantinho que vc criou!!
    Beijocas
    Andreza

  13. kkkkkkkkkkkkkkkk To morrendo de rir aqui, aimeupai!!! Que achado esse blog!! Vi lá no Tecendo Sonhos e vou ficar de olho por aqui, lógico !!

    bjobjo

  14. Puxa, até que enfim alguém me conhece exatamente como sou, o que faço e o que vou fazer,kkkkkkkkkk.
    Esse blog é mesmo ótimo, merece ser mais divulgado entre nós patchworkqueiras,
    Vc é ótima.
    Beijos
    Martha

  15. nossa vi totalmente minha mãe nesta lista , mesmo não as conhecendo , idem com a minha mãe FATO
    ahuuahuhuah parabéns pelo blog
    bjs

  16. Adorei!!! Pode me incluir na lista! Vou postar no meu blog e indicar o seu tá!
    Bjos, Lu.

  17. Piorrrrrrrrrrr…todas nos identificamos com o texto!!!!! Afffffffff, sou louquinha de dar nó, kkkkkkkkk.

    Beijokas

  18. Só ontem te encontrei….amei seu blog. Este texto é demais…..

    Não é que é assim mesmo ??!!!!!

  19. Como alguém que não me conhece conseguiu me descrever exatamente como sou? Cheguei a me assustar. bjos

  20. Estou incerida em quase todos os itens,será que preciso de terapia além do tabralho com meus paninhos? Bjos

  21. tem como aprender a fazer quilte com vcs,por email?

  22. aaaaddddoooorrrreeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii ,esta descrição,é demais,vi passar um filme de mim é isto mesmo.

  23. adorei!! essa sou eu, em detalhes!!
    mas isso é uma tradução livre de um blog americano, não??
    lá elas fazem um concursozinho com melhores sentenças definindo as craftaholics!! e eu adoooooro!!!

    beijos e parabéns pelo blog!

    • Luana, na maior parte eu traduzi do livro “Once upon a quilt”, no mais coletei dos dois blogs que citei no final da página.
      Se você tiver algum site para indicar, eu faço a tradução e coloco aqui para disponibilizar para as quilteiras brasileiras.
      Beijo e obrigada
      Janaina

  24. JAJAJAJAJAJAJAJAJAJA
    ¡Me he muerto de risa! En efecto soy una quiltera compulsiva… tendré que buscar un grupo de terapia… aunque seguro que sólo hablaríamos de patch y a la salida ¡iríamos de compras!
    ¿Me permites que haga una traducción en mi blog dejando un link al tuyo?

    • Claro. Ficarei muito feliz.
      Mas devo lembrar que essa já é uma tradução livre que eu fiz do inglês.
      O livro onde está o original está citado no final da página e creio que seja importante colocar essa informação também.
      Obrigada
      Janaina

  25. Essa sou eu!!!!!!
    Amei.Bjus

  26. So faltou um detalhe .
    minha Foto ao lado deste tao perfeito curriculum que acabei de aprovar este modelo.
    Se alguem precisar de voluntaria para esses requisitos e so me acessar.rsssssssssssssssss, beijos a todas patchworqueiras .

  27. Nossa, finalmente alguém que me entende!!! Só não me identifiquei com a parte dos filhos, porque ainda não os tenho…

  28. AAAiii!!! já fui asssim rsrsr

  29. Aiii!faço parte das LOUCAS…por tecidos,hahahahaha
    Entrei para o grupo!Nao aguento quando entro numa loja de armarinhos hahaha…impreissionante pura verdade ja sinto os sintomas da loucura por tecidinhos,retalhos e afins…

  30. Tenho vontade de viajar, conheçer o exterior, sou capaz de procurar lojas de patch em Paris e nem lembrar da Torre Eifil. Me perdo imaginando como devem ser as lojas de tecidos da Itália, da Espanha, e na Australia qtas amigas quilteiras eu poderia conheçer kkkkkkkkkk shoping??? só se neles eu puder encontrar lojas de tecidos e Patchwork kkkkkk

  31. Acho que me identifiquei, sou louca… só não vou para o sanatório porque já faço terapia…. faço patchwork!

  32. OLA, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, ACHO QUE DESCRUBI O MEU PROBLEMINHA,,AMEI.

  33. OLA , LENBREI DE UM PEQUENO DETALHE, SE VOCE TEM O COMPUTADOR, FAVORITOS , CHEINHO CHEINHO ,DE COISAS E IDEISA PARA PANINHOS , DANOU,KKK

  34. Estou encantada com o blog!

  35. Ah, que delícia! Quase passei mal de tanto rir…Que flagrante!…Que deliciosa loucura é o patchwork !É um alívio saber que não estou sozinha nessa…KKKKKKKKKKKKK…viu “família”?…KKKKKK

  36. KKKK Eu, eu, eu….