Threaded Together: Uma dica de leitura, uma homenagem e uma idéia

Threaded Together? the Pink Ribbon Quilt ProjectOs quilts americanos são utilizados, tradicionalmente, como uma expressão dos sonhos, esperanças, tragédias e triunfos femininos. Eles são um meio para se guardar na memória aquilo que já se foi e celebrar os grandes momentos da vida. Durante séculos, as mulheres têm unido retalhos e costurado suas histórias pessoais, familiares e comunitárias em quilts e muitas descrevem o ato de quiltar como uma sensação de bem-estar e uma maneira de trabalhar durante períodos difíceis. Talvez o mais importante, quiltar sempre foi uma maneira de manter as mulheres unidas. Todos esses aspectos da tradição do patchwork e mais ainda estão incutidas no projeto ‘Pink Ribbon Quilts’.”

É assim que se inicia o primeiro capítulo do livro Threaded Together: The Pink Ribbon Project.

O Pink Ribbon (Laço Rosa) é a organização internacional pela prevenção e conscientização do câncer de mama, sediada nos EUA e cujo símbolo é o laço rosa. Pink Ribbon International

Em 1999, em comemoração de seus cinco anos como vencedora da batalha contra o câncer de mama, Mimi Dietrich escreveu Pink Ribbon Quilts: A Book Because of Breast Cancer (Laço Rosa Quilts: Um livro pelo câncer de mama). Mais do que um livro com instruções de projetos, este é um livro escrito com o coração, no qual a autora compartilha com quilteiras do mundo inteiro sua batalha contra o câncer de mama. Mas não é melancólico, ao contrário, a autora procurou sempre um tom positivo para que as pessoas saibam que é possível sobreviver a essa doença.

Inspirada por Mimi Dietrich, a editora-chefe do Crafter’s Choice Book Club (Clube do Livro de Artesanato), B. J. Berti, criou, em 1999, o projeto Pink Ribbon Quilt. No projeto solicitou-se aos membros do clube que enviassem pequenos blocos com o tema da luta contra o câncer de mama. A expectativa era de receber cerca de 400 blocos, com os quais pretendia-se fazer colchas que seriam doadas para instituições de assistência, pesquisa ou prevenção do câncer de mama. No entanto, o projeto excedeu em muito a expectativa e os organizadores receberam cerca de 3.500 blocos. Estes chegaram de toda parte,  acompanhados de tributos, explicações dos símbolos escolhidos e histórias pessoais emocionantes.

Pink Ribbon Kite

"Este bloco é em homenagem às muitas amigas que morreram ou que ainda vivem com câncer de mama. O rosa é para lembrar a doença, o vermelho para comemorar a grande coragem dessas mulheres. A pipa no céu é para lembrar que seus espíritos que podem subir muito mais alto do que a doença pode levar." (Myrtle E. Keller)

Este é o tema do livro Threaded Together. A história desses blocos, o processo de confecção das colchas e os laços de amizade, cumplicidade e solidariedade que estes laços rosas estabeleceram entre as quilteiras.

Cada bloco vinha acompanhado de uma história. Alguns incluíam nomes, iniciais e idades. Outros foram bordados com mensagens como “Costurando pela cura”. Blocos tradicionais como Nine Patch ou Log Cabin, vieram acompanhados por projetos originais. Muitos incluíam fotos de pessoas queridas que padeceram da doença, como mães, avós, irmãs, filhas e amigas, ou até mesmo pais. Os blocos impressionam não só pela beleza, mas também pelos tributos e histórias de coragem que nos levam por vezes, às lagrimas. Eram, portanto, verdadeiros relatos biográficos de mulheres lutadoras registrados pela vivência ou saudade.

Mother's Blouses

"Este bloco é para minha mãe, que morreu de câncer de mama em 1992. Com exceção da base do foudation, os tecidos que usei foram todos cortados de blusas de minha mãe". (Sherry Rich)

Após esta impressionante quantidade de blocos, voluntárias se reuniram em um final de semana de Junho de 2000 para uma verdadeira maratona de confecção de 14 colchas tamanho king size.

O livro Threaded Together é o dirário de bordo desse projeto e inclui fotografias das colchas e dos blocos, além de reproduções das notas de quem os enviou e as histórias das voluntárias que se uniram costurando por uma causa. Ao final do livro há ainda instruções para a confecção de 12 blocos do tema.

Ele tem tudo a ver com o Omelete de Amoras, porque mostra mais uma forma em que o Patchwork é muito mais do que juntar paninhos. Cada escolha de tecido, cada cor, cada forma, cada técnica carregam significados, sejam os antigos que herdamos pela história, seja aqueles que atribuímos e multiplicamos. Quiltar e tecer laços, e estas mulheres do Pink Ribbon mostraram isso, celebrando força, coragem e solidariedade.Pink Ribbon Quilt

* Para Eliete – amiga nova que venceu o câncer de mama e que me sugeriu e inspirou esse post – e Bill – amigo de longe que também venceu um câncer e de quem eu ganhei esse livro, via Themis.

5 Respostas

  1. Querida Jana, obrigada

  2. Oi Jana, obrigada querida. Quero divulgar essa idéia e pedir para para que outras mulheres que venceram, estão vencendo ou ainda precisarão vencer o câncer de mama, entre em contato conosco e que possamos aproveitar a idéia para ajudarmos quem passa por esta delicada situação.Meu e.mail é eliartte@yahoo.com.br. Beijos

    P.S. A informação é a mais forte arma contra o Câncer de mama.

    Eliete

  3. Meninas vamos nos unir e enviar para todas as mulheres que conhecemos, para que possamos ajudar quem necessita. Beijos
    Eliete

  4. Depois de 2 meses sem internet, estou retornando e ja me inteirando do teu blog. Estou lendo tudo…cada vez fico mais encantada com tudo q leio aqui. Bjs

  5. Oi Janaina !!!!!!!!! Que saudades de vc, os trabalhos aqui estão maravlhosos, bjos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: