Museu Nacional do Quilt

Vou retomar a série de posts sobre museus e, para começar, escolhi o maior: The National Quilt Museum of the United States, que fica em Paducah, Kentucky.

The National Quilt MuseumComo havia dito, os museus americanos são vivos, e são excelentes locais para acompanharmos as transformações e tendências artísticas e estilísticas do quilt contemporâneo. E o fato de não estarmos lá não nos impede, pois os sites trazem muitas informações! Santa Internet!

O site do The National Quilt Museaum, tem as informações sobre as exposições passadas e futuras. Infelizmente, nem todos trazem muitas imagens de obras (a solução está no final do post), mas pelo menos acompanhar as exposições (você sempre pode se cadastrar para receber a newsletter) já permite ter ideia do que está acontecendo pelo mundo do Quilt, além de conhecer também entidades e artistas que estão atuantes no momento.

No momento, por exemplo, ele está com três exposições, além de sua mostra permanente:

World of Tuaregs by Hollis Chatelain

World of Tuaregs by Hollis Chatelain

Imagine Hope: a exposição busca abrir os olhos e o coração a partir de 12 quilts, incluindo 6 novas peças. Imagens de fotógrafos baseadas em trabalhos de cunho social e ambiental trazem uma textura artística em lindas paisagens. Para mais informações e para ver outras peças da mostra, visite Imagine-Hope.org. Este projeto tem o apoio do National Endowment for the Arts, uma associação que promove arte engajada em várias áreas.

New Quilts from an Old Favorite: Sunflower: Mostra do concurso anual promovido pelo Museu Nacional do Quilt desde 1994 que sugere uma releitura dos modelos mais tradicionais do quilt americano. A mostra combina as peças premiadas e quilts antigos tradicionais. No site também é possível visualizar os vencedores dos anos anteriores, que incluem as releituras de Dresden Plate (2006), Rosa de Sharon (2007), Sawtooth (2008) e Burgoyne Surrounded (2009).

Gypsy Caravans

Gypsy Caravans (Claudia Myers e Marilyn Badger) releitura do bloco tradicional Sunflower (Girassol)

Oh, Wow! The Miniature Quilt Collection: Essa mostra compreende não apenas pequenos quils. As regras para a mostra anual da American Quiltr’s Society é que o quilt não passe de 60 x 60 cm e que sejam feitos em escala. O nome da mostra vem da reação da maioria das pessoas ao ver a exposição: Oh, Wow!

The National Quilt Museum Collection: A mostra permanente é o coração do museu e conta com mais de 300 quilts. Desde 2008, a coleção do museu está disponível online através do Quilt Index.

Para finalizar, você pode passar pela loja que vende livros (com envio para o Brasil), roupas, peças (não só de Patchwork, mas cerâmicas e outras que tematizam o quilt) e no fabuloso www.quiltindex.org para conferir o acervo do Museu e de tantos outros. Aliás, The Quilt Index valerá um post a parte!

Enjoy!

Veja também:

Museus: casas vivas do Quilt

Uma resposta

  1. adorei o site sobre o museu, pena que os documentos disponiveis em pdf , tenho muita dificuldade em traduzir. O site e muito informativo e usando o tradutor do google consegui compreender muito bem. Grata

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: